Micro-site Violência Doméstica

Micro-site Violência Doméstica

Proteja-se!!

Não está nas suas mãos mudar o comportamento de quem a/o agride, mas pode escolher a forma como reage a esse comportamento, pode nomeadamente adotar estratégias para aumentar a sua segurança.

Em caso de agressão procure um Hospital/Centro de Saúde para ser observada/o. As vítimas de violência doméstica estão isentas do pagamento de taxas moderadoras (no âmbito dos atendimentos urgentes e atos complementares decorrentes de atendimentos.

Apresente queixa no Posto da GNR, na Esquadra da PSP, no Tribunal, nos serviços do Instituto de Medicina Legal mais próximos ou através da internet.

O mais importante é a sua segurança e a dos seus filhos. Evite que o/a agressor/a se aperceba ou desconfie da sua intenção de apresentar queixa ou de ser observado por profissional de saúde.

Adopte as orientações e sugestões que lhe fazem mais sentido e elabore o seu Plano de Segurança (orientações de proteção pessoal).

Caso já tenha tentado libertar-se da violência anteriormente pense no que aprendeu com essa(s) experiência(s). Relembre quais as estratégias que já usou e que ajudaram a manter-se em segurança!

Se possível, peça ajuda a um profissional ou pessoa da sua confiança para elaborar o Plano consigo e ponha-o em prática.

Relembre que merece ser respeitada/o e feliz!