Não está nas suas mãos mudar o comportamento de quem a/o agride, mas pode escolher a forma como reage a esse comportamento, pode nomeadamente adoptar estratégias para aumentar a sua segurança.
Apresente queixa no Posto da GNR, na Esquadra da PSP, no Tribunal, nos serviços do Instituto de Medicina Legal mais próximos ou através da internet.
Adopte as orientações e sugestões que lhe fazem mais sentido e elabore o seu Plano de Segurança.
A violência doméstica consiste na violência que ocorre na esfera da vida privada, geralmente entre indivíduos que estão relacionados por consanguinidade ou por intimidade e pode assumir diferentes tipos, incluindo a física, a psicológica e a sexual (ONU, 2004).
Existem respostas especializadas na GNR e na PSP e também uma Rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica. Conheça alguns contactos úteis. Relembre, numa situação de emergência contacte o 112.
Não está nas suas mãos mudar o comportamento de quem a/o agride, mas pode escolher a forma como reage a esse comportamento, pode nomeadamente adotar estratégias para aumentar a sua segurança.
Qualquer pessoa que tenha conhecimento da situação (familiares, vizinhos, amigos) pode apresentar denúncia/queixa à PSP, GNR, Polícia Judiciária, Ministério Público ou Instituto de Medicina Legal.
Nem sempre é fácil identificar uma vítima de violência doméstica. Se alguém próximo de si é vítima de violência doméstica, não sinta que tem de responder a todas as suas questões ou problemas. O mais importante é quebrar o isolamento.